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segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Primeiro Update e Pedra, Papel, Tesoura

Olá, hoje estou começando um blog para mostrar meus projetos e minha curva de aprendizado em programação. Há cerca de 4 meses comecei a aprender Java, HTML e CSS, mas ainda pretendo estudar C++ e outras linguagens. Meus estudos são focados em Jogos e Apps, e alguns deles que uso para estudo irei postar aqui. Hoje irei disponibilizar o código-fonte do meu primeiro jogo (em texto) que fiz em Java. Utilizei o NetBeans para escrever.



package pedrapapeltesoura;

import java.util.Scanner;

public class Pedrapapeltesoura {
    
    public static void main(String[] args) {
        Scanner entrada = new Scanner(System.in);
        int resp, ponto = 0;
        int pcresp;
    
while(true){        
        System.out.println("");
        System.out.println("Pedra (1); Papel (2); Tesoura(3); Fim (0)");
        System.out.println("________________________________");
        System.out.println("Qual você escolhe?");
        resp = entrada.nextInt();
        System.out.println("");
        
        
 //se resposta não for válida
        if(resp > 3 || resp < 0){
            System.out.println("Digite uma resposta válida!");
            continue;
        }       
       

//calcula a resposta do computador        
        Math.random();
        if(Math.random() <= 0.33){
            pcresp = 1;
            System.out.println("O computador escolheu PEDRA");
        }
        else{
            if(Math.random() <= 0.67){
                pcresp = 2;
                System.out.println("O computador escolheu PAPEL");
            }
            else{
                pcresp = 3;
                System.out.println("O computador escolheu TESOURA");
            }
        }

//se pedra
        if(resp == 1){
            if(pcresp == 1){
                System.out.println("Empate.");
            }
            if(pcresp == 2){
                System.out.println("Você perdeu!");
                ponto--;
            }
            if(pcresp == 3){
                System.out.println("Você ganhou!");
                ponto++;
            }
        }
 
 //se papel
        if(resp == 2){
            if(pcresp == 1){
                System.out.println("Você ganhou!");
                ponto++;
            }
            if(pcresp == 2){
                System.out.println("Empate.");
            }
            if(pcresp == 3){
                System.out.println("Você perdeu!");
                ponto--;
            }
        }
 
//se tesoura        
        if(resp == 3){
            if(pcresp == 1){
                System.out.println("Você perdeu!");
                ponto--;
            }
            if(pcresp == 2){
                System.out.println("Você ganhou!");
                ponto++;
            }
            if(pcresp == 3){
                System.out.println("Empate.");
            }
        }        
        
        System.out.println("SUA PONTUAÇÃO: " + ponto);
        
//se quiser terminar        
        if(resp == 0){
            System.out.println("Você terminou o jogo");
            break;
        } 
        System.out.println("________________________________");
        
        }
    }
}


Você pode testar esse código usando o NetBeans ou outra IDE que suporte Java. Em breve postarei outros códigos-fonte, exercícios que eu achar interessantes e sites de ajuda para iniciantes.

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